sexta-feira, 24 de junho de 2011

ALONGAMENTO / MEGA HAIR, SERÁ???


     A pouco tempo surgiram  algumas dúvidas sobre os possíveis danos que o Mega Hair / Alongamento causaria em nossas madeixas. Na Inglaterra está proibido. Muitas pessoas perderam definitivamente parte de seu cabelo por uso continuo do Mega. Acredito que não devemos ser tão radicais assim. Talvez aqui no Brasil, funcione como a escova progressiva, proíbe, mas libera ao mesmo tempo. 

    Fiquem atentas.  Como profissional eu digo que só deve colocar alongamento quem realmente tem necessidade dele. No caso de queda química, ou por porque o cabelo não cresce, ou tem muito pouco. Alongamento é caro e exige muitos cuidados. Cuidados esses que se não realizados da maneira certa, com certeza ira prejudicar quem está usando.  Por exemplo: existe um jeito certo para lavar o cabelo, dependendo do jeito que é lavado embola e não tem outra solução a não ser tirar, quem tinge deve ter o maior cuidado para que não fique resíduos, secar sempre para não criar fungos, escovar com uma escova própria para desembaraças os fios que estão nascendo, e o principal, escolher muito bem qual o método e o profissional que irá colocar. E às vezes o barato sai caro!

Existem vários métodos, vamos começar pelo que mais danifica na minha opinião.


Nó Italiano ou Elastex

     Esse método é muito utilizado porque a cliente não perde o cabelo quando tira e é barato. Não tem contato com cola e nem calor. As mechas são separadas e presas nas mechas da cliente com um tipo de elástico.  

Lado ruim:  Como esse procedimento exige que seja colocado bem próximo a raiz, causa tração que de certa forma danifica a matriz dos fios causando quedas irreversíveis. Outra coisa que não gosto é o fato de ser feito com um elástico que é revestido por um tecido,  o cabelo leva 24 pra secar sem ajuda de secador, com outra mecha de cabelo mais o tecido ficam muito mais úmido, ou seja,  a chance de apodrecer as mechas que seguram o mega é muito maior.  Não exige manutenção. Para retirar basta cortar o elástico.





Tela

     Esse método é escolhido pelo valor da colocação e porque ñ perde o cabelo na hora de trocar. O cabelo é costurado em forma de tela, são cortadas na medida da cabeça,  para a aplicação é necessário fazer uma trança rente a cabeça da cliente, para costurar a tela com um linha ou elástico, ou então a tela é costurada com o próprio cabelo da cliente em forma de nó que é amarrado com elástico. É rápido para colocar e tirar.  Não exige manutenção. Para retirar basta cortar o elástico que amarra e desfazer a costura.

Lado ruim:  Como  o alongamento anterior, também contem tecido, ou seja, demora muito para secar e deixa o cabelo sempre úmido. Não dá pra pentear a raiz.  Outra coisa que não é legal é o  fato de ter o cabelo traçado por tanto tempo rente a raiz, isso também mantém úmido e  apodrece.  Dependendo da maneira que é colocado, faz um volume maior na cabeça.








Adesivo

     Este método é o mais recente, porém, não é tão conhecido. As mechas já vem preparadas, coladas em um adesivo. Uma mecha fina do cabelo da cliente é separada no tamanho da mecha adesiva, essa mecha é aplicada por baixo e logo em seguida outra é aplicada por cima.  A colocação é bem rápida e distante da raiz para não ficar levantado. Cada vez que a cliente vai colocar o cabelo tem que ser um novo. Não é barato. Para retirar é usado um produto que derrete a cola.

Lado ruim:  Não é prático para pentear a raiz. Dependendo de quem coloca o cabelo, fica muito marcado, alto e mal distribuído. Porém, não danifica, e como fica distante da raiz ñ altera o crescimento do cabelo.







Queratina

     Esse é o mais conhecido e escolhido pela naturalidade. O cabelo do alongamento é dividido em mechas e é feito uma ponta de queratina. As mechas do cabelo da cliente são separadas dentro de um protetor e o mega é aplicado com uma pinça quente, que atinge mais ou menos 280 graus.  Fácil para pentear. Quando bem colocado não aparece. Para retirar é necessário um produto que derrete a cola. Procedimento demorado, tanto pra colocar quanto pra tirar. Exige manutenção.

Lado ruim:  Mechas finas demais caem, as grossas demais aparecem. Alguns profissionais colocam muito próximo a raiz e torcem demais o cabelo na hora de grudar a mecha. Isso pode causar danos a matriz dos fios e até quedas irreversíveis. Na hora de retirar também é um problema, porque se o cabelo for torcido ou penteado com resíduos de cola pode arrebentar. Cada vez que tem que trocar, perde muito cabelo do mega. Tem que tomar cuidado com cloro de piscina e produtos com álcool, pois derrete a cola.









Hair Rings

     Método antigo, mas também pouco conhecido. É o mais caro, porém o que menos danifica as madeixas, é indicado para quem tem o cabelo fino e frágil. As mechas do mega são preparadas com uma cola de silicone, e presas ao cabelo da cliente com um anel de alumínio revestido com látex.   Para retirar é necessário um alicate, que desamassa os anéis.O cabelo pode ser reaproveitado. Fácil para pentear. Exige manutenção. 

Lado ruim: As mechas caem demais quando são mal colocadas ou cuidadas. Exige muitos cuidados.


 É isso aí meninas, escolham o melhor metodo e um bom profissional e arrasem com suas cabeleiras por aí!!! Exijam qualidade sempre.