A chapinha é uma das melhores invenções para nós mulheres modernas, que não temos tempo para freqüentar salões e precisamos estar sempre lindas e com cabelos perfeitos. Mas, nem tudo que reluz é ouro. Uma maravilha moderna que destrói os fios se usada de maneira incorreta.
Dúvidas sempre são levantadas quanto ao uso da chapinha, mas afinal o que realmente existe de verdade em tudo isso???
O cabelo já é danificado diariamente por envelhecimento e ações naturais, ou seja, poeira, calor, poluição, água quente, atrito com a pele ou com a roupa, suor, etc. Com o uso diário da chapinha os danos ficam 10 vezes piores. Se for um cabelo com química ( coloração, descoloração, alisamento, etc ), isso aumenta mais ainda a chance de você ter um fio totalmente danificado e talvez, sem chance de recuperação.
De cerâmica, com íons positivos e negativos, pedras preciosas, para alisar ou enrolar, para cabelos úmidos, não importa, se usar da maneira errada irá ter problemas ao longo do tempo.
Então qual a maneira certa de utilizar???
- O primeiro passo escolher o shampoo, condicionador ou máscara hidratante que se adaptam melhor ao seu cabelo. Depois de bem lavados e enxaguados, aplicar um pouco de creme sem enxágüe termo ativado ( existem várias mascas boas ) deve se fazer sempre, mas sempre mesmo, escova em seus cabelos, o ar quente do secador e as cerdas da escova ( que deve ser de pelo de javali com ou sem nylon ) alinham as cutículas dos fios, quanto mais alinhadas, mais brilho se ganha e menos chance de um fio danificado por dobras e nós. Se você não sabe fazer escova, tudo bem, seque o cabelo por completo e depois de seco, vá passando a escova com o ar do secador por cima, separando mechas , faça como se estivesse penteando até que fique completamente seco.
- O segundo passo é separar mecha por mecha, pentear para que todos os fios fiquem alinhados, passar rapidamente a chapinha, no máximo 2 vezes por mecha. Mais do que isso já é exagero.
Ela não deve alisar, apenas selar a cutícula, reduzir volume e oferecer um pouco mais de brilho.
Obs.: Se arriscar e passar com os fios ainda úmidos vai estar cometendo um verdadeiro crime. Para saber qual o é resultado desse desastre, pegue uma camiseta branca, umedeça e passe com o ferro bem quente. Cada vez que for passar a chapinha em seus cabelos passe também o ferro na camiseta. Depois de um mês verá no queimado da camiseta os danos no seu cabelo.
A chapinha não dever ser usada mais que uma vez por semana. O fio nunca vai ser protegido o suficiente para tanta agressão. E se você não consegue viver sem a sua amiga de todos os momentos, saiba que existem várias opções de tratamentos e alisamentos para facilitar o seu dia a dia. E quais as opções? Escova inteligente ( de qualquer essência e boa qualidade), cauterizações, hidratações, etc.
Vale lembrar que a chapinha foi criada para ser usada por profissionais em procedimentos químicos e reconstrutores. Mas com sua popularização, virou um vício, quase como droga, qualquer mulher passou a ter uma em sua casa, e com isso mais e mais cabelos estão sendo literalmente estragados, diariamente, porque seu uso é fácil e bem rápido se vê o resultado, liso ou enrolado. Mas será que vale a pena?
Nenhum comentário:
Postar um comentário