sábado, 14 de maio de 2011

CASPA – DÚVIDAS, MITOS E VERDADES




    
     Quem nunca passou por essa situação pelo menos uma vez na vida? Ou nunca viu uma pessoa vestida de preto e com vários floquinhos brancos no ombro e nas costas?
     Uma pesquisa mostra que mais de 40% dos brasileiros sofrem de caspa ou já sofreram com esse mal que é desencadeado por diversos fatores, alguns ainda desconhecidos e ainda não tem cura. No entanto, é possível controlá-lo através de tratamento adequado Ainda assim, existe muito preconceito associado à condição, além da falta de informação que inibe as pessoas de buscarem ajuda especializada, quando necessário.

     A caspa (dermatite seborréica) é um problema muito comum, que sem dúvidas incomoda muitas pessoas. Ela pode ser causada pelo aumento de óleo nas glândulas sebáceas ou mesmo pelo stress, uma alimentação ruim também é um fator que coopera com a proliferação das caspas e até mesmo lavar o couro cabeludo com água muito quente. Geralmente as áreas mais afetadas são o couro cabeludo, o rosto, as axilas, a região genital, torácica e os sulcos nasais. Ela também pode afetar a região das pálpebras e comprometer os cílios com eritema e descamação, neste caso, ela será chamada de blefarite. Enfim, cabelo com caspa é algo que atinge muitas pessoas e que incomoda demais!



                           




  O que é mito e o que é verdade :


- Escova progressiva pode provocar o surgimento da caspa
 
Mito. Algumas pessoas podem apresentar irritação no couro cabeludo, provocada pelo uso do produto. Essa irritação causa descamação da região, que pode ser confundida com a caspa. O couro cabeludo também pode inflamar, porque a irritação, a vermelhidão ou a coceira podem diminuir a resistência da pessoa, levando a um processo inflamatório.


- A caspa é sazonal
 
Depende. Estudos clínicos têm mostrado que, nas pessoas que sofrem do problema, tanto a presença das escamas quanto a do fungo, elemento contribuinte para a piora da caspa, são constantes durante o ano todo. Na verdade, onde o ar é frio e seco, os flocos de caspa parecem mais brancos (por isso, mais aparentes). No entanto, a maioria dos casos são relatados durante as estações mais quentes, com a proliferação do fungo. Por isso é importante que a pessoa mantenha o tratamento anti-caspa durante o ano todo.


- A caspa só aparece em adultos
 
Mito. Na verdade, antes da puberdade é menos provável o surgimento da caspa. O mais comum é o ressecamento do couro cabeludo, que pode provocar descamação. Em geral, a caspa está associada à produção hormonal. É comum a presença até me bebês, porque a mãe pode passar hormônio para eles através da placenta. É importante consultar um médico, se a mãe perceber que a criança está produzindo escamas visíveis em quantidade razoável.
Mas é na puberdade que a produção de sebo começa com intensidade. Nas pessoas predispostas à caspa, essa condição pode levar ao surgimento da doença. Nessa fase é essencial controlar a proliferação do fungo.


- Pessoas com cabelo oleoso têm maior probabilidade de desenvolver o problema
 
Verdade. O cabelo oleoso, por produzir uma quantidade maior de óleo, é propício para o aparecimento da doença. Ainda que o problema esteja associado ao couro cabeludo oleoso, indivíduos com o cabelo seco podem ter caspa quando houver predisposição genética e forem submetidos a estresse, uso de remédios, entre outros fatores. O que geralmente essas pessoas apresentam é a descamação do couro cabeludo devido ao ressecamento, não estando associada ao fungo causador da caspa.  


- Caspa e dermatite seborreica são a mesma coisa
 
Mito. A caspa é uma manifestação mínima da dermatite seborreica. Porém, ambas as condições têm algo em comum: o fungo Malazzesia globosa, independentemente de a doença ser de intensidade leve ou severa. A dermatite seborreica, às vezes, vem acompanhada de eritema e tem sintomas mais intensos. A condição, além de também exigir um tratamento medicamentoso, com corticóides, por exemplo, pode aparecer em diferentes regiões do corpo. Os lugares mais comuns são couro cabeludo, face e partes que apresentam grande concentração de glândulas sebáceas.


- Usar xampu anticaspa previne o aparecimento da doença
 
Verdade. O uso de xampus específicos é essencial para o tratamento e a prevenção do problema para aqueles que têm predisposição. Uma das substâncias mais eficazes é o Piritionato de Zinco. A substância é capaz de agir diretamente no fungo combatendo-o e diminuindo a tendência à inflamação de forma efetiva. Mesmo assim, não dá para dispensar o médico, que avaliará o melhor tratamento.


Dicas para combater a caspa
  • Primeiramente você deve procurar algum fator que pode estar causando essas caspas, desse modo o tratamento ficará mais eficaz.
  • Procure lavar o cabelo com água de morna para fria, com temperatura por volta de 22ºC.
  • Alimente-se de forma saudável, beba água e tente evitar o estresse.
  • Não durma com os cabelos molhados e nem úmidos.
  • Utilize xampus específicos para o seu tipo de problema, lave os cabelos diariamente.

     Mas se você tiver mais dúvidas procure um dermatologista, pois, ele será o mais indicado para cuidar do seu problema e desfilar confiante por aí.



Sites de pesquisa: Cabeleireiros.com; Boasaude.uol; Dicasdemulher.com



     


2 comentários:

  1. como acabar com as caspas do modo mais rápido?

    ResponderExcluir
  2. Olá, primeiro você precisa descobrir qual ó o motivo da sua caspa, pode ser por estresse, por fungos, alergia de algum produto... depois é só entrar com o tratamento para o seu problema.... é sempre bom ir ao médico. Agora se quiser tentar algo antes, pode ser usado alguns shampoos que estão disponíveis no mercado... não use condicionadores na raiz e evite ficar com o cabelo molhado ou couro cabeludo abafado.

    ResponderExcluir